//
Você está lendo...
Economia e Agro, Matérias

Profissão: Leiloeiro Rural

Andriolli Costa / Rural Centro
Publicado em 05/05/2011

Presente de pequenas feiras regionais até as grandes exposições agropecuárias, os leilões rurais movimentam milhares e até milhões de reais em seus remates. O sucesso – ou o fracasso – de um desses eventos muitas vezes recai sobre a figura central das negociações coletivas: o leiloeiro. E para se tornar um profissional bem-sucedido nessa área é preciso preencher certos pré-requisitos.

Declarando-se um dos profissionais mais antigos em atividade no estado de São Paulo, Eduardo Vaz acompanha leilões desde os 14 anos de idade, quando trabalhava como auxiliar de leiloeiro. Integrante do Sindicato Nacional dos Leiloeiros Rurais, ele explica: “Quem deseja trabalhar com leilões precisa entrar em contato com o sindicato rural da sua região e solicitar sua nomeação junto a uma federação de agricultura, para atuar legalizado. Esse é o primeiro passo”, esclarece.

Cada estado possui um procedimento padrão próprio. No Mato Grosso, por exemplo, é preciso concluir um curso realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). Aulas e capacitações a distância também podem ser encontradas pela internet, e dão direito até mesmo a certificado. No entanto, de maneira geral, não há exigências desse tipo. Para Eduardo Vaz, o que importa não são os cursos, mas sim a prática. “Curso é a pessoa estar trabalho. É o dia a dia”, relata ele, que também atua como radialista esportivo na Band FM.

Outra profissional que iniciou na atividade sem concluir um curso específico foi Tatiana Paula Zani. Graduada em ciências sociais, trabalhou sete anos na área de educação. Com o tempo, abriu uma empresa de leilões, e foi o próprio marido que a incentivou a atuar como leiloeira. “Eu dava muitas aulas, palestrava para muita gente, e isso melhorou minha comunicação. Acharam que eu tinha o perfil para isso”.

Para Zani, um bom profissional da área não deve apenas saber falar em publico, mas também conseguir conduzir o leilão. Vender, no caso, não é o mais importante, mas sim fechar a venda pela melhor oferta. “Também é importante criar um networking, conhecer outros leiloeiros e clientes. As relações comerciais dependem somente de você”;

Como sugestão para aqueles que desejam iniciar na atividade, Eduardo Vaz aconselha a começar devagar. “Comece leiloando uma sela, passe para os animais mais fracos e assim por diante. Dessa forma, você vai pegando o ritmo”. Raros são os casos de um criador que oferece um leilão grande para um iniciante, então tudo é válido para ganhar experiência.

Serviço
Tatiana Zani (Líder Leilões) – www.liderleiloes.com.br
Eduardo Vaz – evaz@band.com.br

Anúncios

Sobre Andriolli Costa

Jornalista sul-mato-grossense em terras gaúchas. Atua principalmente nas áreas de jornalismo científico, cultural, rural e com estudos de Jornalismo.

Discussão

7 comentários sobre “Profissão: Leiloeiro Rural

  1. Gostaria de trabalhar como Auxiliar de Liloeiro no Rio de Janeiro.

    Curtir

    Publicado por Wilton Ribeiro | junho 2, 2011, 1:21 pm
    • Olá Wilton. De acordo com o que apurei durante a minha matéria, o primeiro passo é você procurar a entidade representativa respectiva ao seu estado, pois cada um possui suas próprias exigências. Busque se informar na Faerj, ai no RJ. O telefone é (21) 3380-9500. Eles devem saber te informar melhor!

      Curtir

      Publicado por Andriolli Costa | junho 2, 2011, 3:08 pm
  2. parabens pelo dinamismo da sua pessoa e prossional que voce e gostaria muito de fazer um curso de leiloeiro rural . qual e o primeiro passo a ser feito

    Curtir

    Publicado por adilson pires | dezembro 31, 2011, 7:33 pm
  3. sou de presidente olegario mg

    Curtir

    Publicado por adilson pires | janeiro 8, 2012, 2:00 pm
  4. ola e muito legal saber do historico d vcs , eu tenho uma voz previlegiada,sou de carlos chagas mg. sou narrador esportivo,editor de audio em studio,faço apresentações de quaquer evento,
    desejo ser leiloeiro e meu sonho, estou a disposição meu nome ; elias junior meu contato 33 990089622 – 33 36242360 falar com leticia. obrigado ducesso pra vcs parabens pelo trabalho.

    Curtir

    Publicado por elias junior | fevereiro 8, 2012, 4:37 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: