//
Você está lendo...
Economia e Agro, Matérias

Ciclo de palestras leva capacitação a tratadores durante Feicorte

Andriolli Costa / Rural Centro
Publicado em 19/06/2013

Simental 2- Andriolli CostaMédicos veterinários e representantes de quatro empresas ligadas ao mercado da pecuária bovina se unem na noite desta quarta-feira (19) para um ciclo de palestras direcionado não para pesquisadores ou pecuaristas, mas para os profissionais responsáveis pela lida direta com os animais: os tratadores. O evento acontece a partir das 20h durante a Feicorte 2013, a Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne.

Renato dos Santos, veterinário e consultor da Beckhauser, vai abordar o bem estar animal e o problema das lesões na fazenda – desde maus tratos, vacinas ou do próprio manejo agressivo, que pode levar o gado a desenvolver um comportamento arredio que incentive machucados no transporte ou no curral do frigorífico. “Um animal com medo ou foge ou revida. De qualquer forma, o grande perdedor será ele”.

De acordo com Santos, a empresa sempre buscou aproximar as relações com os tratadores nas edições da Feicorte. “Aqui estão os melhores. Melhores fazendas, melhores produtores e consequentemente os melhores peões”. O objetivo, de acordo com ele, é aproveitar a liderança que esses profissionais exercem na fazenda – quando na lida com os animais – para espalhar as boas práticas de manejo e bem estar animal por toda a produção. Stavros Tseimazides da Marfrig também aborda o bem estar, mas pelo ponto de vista da indústria.

Já a palestra de Carlos dos Santos, supervisor técnico da Tortuga, será sobre os cuidados na nutrição animal. “Eu vou falar de toda a vida de um boi, desde o nascimento até a terminação”, esclarece ele. Santos pretende chamar a atenção dos tratadores para a importância que eles possuem dentro da fazenda, visto que uma decisão certa ou errada, uma alteração de manejo deste ou daquele jeito pode determinar o sucesso ou perdas na produtividade. “Um descuido no abastecimento de nutrição faz uma diferença tremenda. Pode diminuir a prenhez das vacas em até 10%”.

Por sua vez, o diretor técnico de saúde animal da Ourofino, Marcus Rezende, vai tratar em sua fala da sanidade animal. Na hora de embarcar o animal, por exemplo, ele relata uma série de preocupações necessárias. “O caminhão que transporta o gado deve circular ar, mas não pode entrar vento. Ele deve ser aberto dos lados, mas fechado na frente para evitar doenças respiratórias”. Além disso, também é importante aplicar probióticos para evitar alterações metabólicas nos animais e anti-inflamatórios para minimizar a dor muscular. “O gado passa cinco, seis horas de pé no caminhão chacoalhando de um lado para o outro. Imagine a dor que ele não deve sentir?”.

Rezende divide em três os papeis exercidos pelos profissionais na fazenda: decisores, influenciadores e executores. “O papel de tomar a decisão cabe ao pecuarista. Porém o tratador é um grande influenciador e também o executor”. Responsável pelo contato direto com o gado, Rezende evidencia que a relação do peão com o animal é outra. “Não é pelo dinheiro. Ele realmente ama o gado. Isso faz com que o paradigma do bem estar animal seja mais facilmente transposto pelo tratador do que pelo próprio pecuarista”.

Serviço
O ciclo de palestras sobre produção pecuária e o papel do tratador acontece na Pista de Julgamento 1 durante a Feicorte 2013 a partir das 20h. A feira acontece no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. A entrada é gratuita.

Anúncios

Sobre Andriolli Costa

Jornalista sul-mato-grossense em terras gaúchas. Atua principalmente nas áreas de jornalismo científico, cultural, rural e com estudos de Jornalismo.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter

%d blogueiros gostam disto: