//
Você está lendo...
Matérias

Oficina sobre jornalismo e folclore ocorre em agosto na UFRGS

Como parte das ações do Grupo de Pesquisa Imaginalis, ocorre em agosto a oficina A Lenda nas Páginas do Jornal, que aborda jornalismo e cultura popular com foco na cobertura de lendas, crendices e superstições, folclore, mitos e lendas.  A discussão terá por base a construção de um jornalismo com espaço para os saberes populares, o sensível e o imaginário.

A oficina, que vai mesclar teoria e prática em dois encontros, será ministrada pelo jornalista Andriolli Costa, doutorando em Comunicação e Informação pela UFRGS e mestre em Jornalismo pela UFSC – onde estudou a cobertura de mitos e lendas pelo jornalismo. Sul-mato-grossense de nascimento, tem passagem por diversos veículos de mídia impressa e online, sendo a mais recente a revista IHU On-Line, da Unisinos.

O lugar dos mitos no jornalismo
Nas palavras da pesquisadora Cremilda Medina, “A cultura popular, tomada na expressão de oratura, está à flor da pele na sociedade e o jornalista tem o privilégio de a ela estar exposto; desde que leve a sério seu papel de repórter”. Muitas vezes, entretanto, isso não acontece. O jornalismo ocidental, desde o final do século XIX, é tido como lugar da racionalidade, da linguagem objetiva e referencial, e não da imaginação. Não ofereceria, portanto, o espaço adequado para que o lendário se manifestasse.

Luiz Gonzaga Motta já apontava:“na sua atitude de vigilantes da objetividade os jornalistas evitam o inefável. Quando cedem, é para ironizar e debochar dos disparates da realidade, desqualificando qualquer transcendência”. Assim, matérias que abordem o universo lendário recebem tratamentos dirigidos ao entretenimento, em uma cobertura voltada para o exótico, chamando atenção para o curioso e o sensacionalismo.

Precisa ser assim? Acreditamos que não. O objetivo da oficina é propor modos contextualizados, humanizados e relacionais de cobrir a cultura popular. Confira abaixo mais informações. Inscrições em http://www.imaginalis.pro.br.

Folder - Andriolli  corrigido

Anúncios

Sobre Andriolli Costa

Jornalista sul-mato-grossense em terras gaúchas. Atua principalmente nas áreas de jornalismo científico, cultural, rural e com estudos de Jornalismo.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter

  • Eu lendo a Ilíada: Clica. botão direito. pesquisar no Google. 2 hours ago
  • RT @Sybylla_: Violência contra a mulher na ciência existe sim e é ótimo que ele esteja falando sobre o assunto. É PRECISO FALAR SOBRE O ASS… 3 hours ago
  • RT @Sybylla_: E tem mulher que DESISTE da carreira acadêmica por conta de abusos, assédios, estupros da parte de orientadores, professores,… 3 hours ago
%d blogueiros gostam disto: